Os mais recentes lançamentos de livros você encontra aqui!

  
  > Livros de Administração e Negócios
  > Livros de Auto-Ajuda
  > Livros de Cîencias Humanas
  > Livros de Concursos
  > Livros de Didáticos
  > Livros de Direito
  > Livros de Engenharia
  > Livros de Esoterismo
  > Livros de Informática
  > Livros de Literatura
  > Livros de Medicina e Saúde
  > Livros de Pedagogia
  > Livros de Turismo
 
         Livros Didáticos
  > Projeto Buriti
  > Projeto Araribá
  > Buriti Mirim
  > Akpalô
  > Eu Gosto
  > Assim Eu Aprendo
  > Vai Começar a
 Brincadeira
  > Marcha Criança
  > Conviver
  > Projeto Radix
 
        Editoras
  > Editora AB EDITORA
  > Editora AC Farmacêutica (Grupo GEN)
  > Editora Ágora (Grupo Summus)
  > Editora Águia Dourada
  > Editora Alaúde
  > Editora Alínea e Átomo
  > Editora Appris
  > Editora Artes Medicas
  > Editora ArtLiber
  > Editora Artmed
  > Editora Atheneu
  > Editora Atica
  > Editora Atlas
  > Editora Autores Associados
  > Editora BestSeller (Grupo Record)
  > Editora Black Book
  > Editora Bookman
  > Editora Brasport
  > Editora Campus
  > Editora Casa do Psicólogo
  > Editora Casa Dois
  > Editora Cengage Learning
  > Editora CIENCIA MODERNA
  > Editora Companhia de Freud
  > Editora Conceito Editorial
  > Editora Cortez
  > Editora Cronus
  > Editora Del Rey
  > Editora DiLivros
  > Editora Edgard Blucher
  > Editora Editora ao Livro Técnico
  > Editora Editora do Brasil
  > Editora EDITORA MODERNA
  > Editora EdUfscar
  > Editora Elsevier
  > Editora Elsevier Importados
  > Editora EPU (Grupo Gen)
  > Editora Érica
  > Editora Escuta
  > Editora Ferreira
  > Editora FGV EDITORA
  > Editora Foco
  > Editora Forense Jurídica (Grupo GEN)
  > Editora Forense Universitária (Grupo GEN)
  > Editora Fórum
  > Editora FTD
  > Editora Guanabara Koogan (Grupo GEN)
  > Editora Hemus (Leopardo Editora)
  > Editora Iátria
  > Editora Impetus
  > Editora Interciência
  > Editora Juruá
  > Editora Juspodivm
  > Editora LEUD
  > Editora Livraria da Física
  > Editora Livraria do Advogado
  > Editora LMP - Livraria Médica Paulista Editora
  > Editora LTC (Grupo GEN)
  > Editora LTR
  > Editora Lumen Juris
  > Editora MADRAS
  > Editora Makron Books (Grupo Pearson)
  > Editora Malheiros
  > Editora Manole
  > Editora Martinari
  > Editora Martins Fontes
  > Editora Mauad
  > Editora Mcgraw Hill
  > Editora Medbook
  > Editora MÉTODO (Grupo GEN)
  > Editora Millennium
  > Editora Napoleão
  > Editora Nome da Rosa
  > Editora Novatec
  > Editora Oficina de Textos
  > Editora Pearson / Prentice Hall (Grupo Pearson)
  > Editora Penso
  > Editora Phorte
  > Editora Pini
  > Editora QualityMark
  > Editora Record
  > Editora Renovar
  > Editora Revinter
  > Editora Revista dos Tribunais
  > Editora RIDEEL
  > Editora Roca
  > Editora Rubio
  > Editora Santos (Grupo GEN)
  > Editora Saraiva
  > Editora SENAC
  > Editora Sextante (GMT)
  > Editora SUMMUS
  > Editora Tota
  > Editora UFPR
  > Editora Unisinos
  > Editora Vale do Mogi
  > Editora Vetor
  > Editora VOZES
  > Editora Wak
  > Editora Yendis
 
Índice do livro A REVOLUÇÃO DO ANTITRUSTE NO BRASIL :

13
§¤
Colaboradores ...................................................................................................................... 9
Introdução .......................................................................................................................... 19
César Mattos
Módulo 1 - Concentrações Horizontais
Caso 1 - O caso Kolynos-Colgate e a introdução da economia antitruste na experiência
brasileira ............................................................................................................................ 29
Lucia Helena Salgado
Caso 2 - Barreiras à entrada: O caso do setor de creme dental brasileiro ................... 67
Luiz Guilherme Schymura
Caso 3 - Concentração no Setor Farmacêutico: A aquisição da Frumtost
pela Allergan ...................................................................................................................... 83
César Mattos
Caso 4 - Técnicas econométricas para a delimitação de mercados relevantes
geográficos: aplicação para a Petroquímica ................................................................. 117
Gesner Oliveira, Ernesto Moreira Guedes Filho, Frederico Estrella C. Valladares
Caso 5 - AMBEV: a fusão e seus efeitos no mercado de cervejas ............................... 131
Elizabeth M.M.Q. Farina, Paulo F. Azevedo
Caso 6 - Avaliação de eficiências compensatórias no caso Ambev ............................. 157
Mario Luiz Possas
Caso 7 - Análise antitruste de fusões em mercados e bens diferenciados:
O caso AMBEV ................................................................................................................ 181
Edgard Antonio Pereira, Eleni Lagroteria, João Paulo G. Leal
Caso 8 - Demanda por cerveja no Brasil: um estudo econométrico ........................... 201
Rubens Penha Cysne, João Victor Issler, Marcelo Resende, Ricardo Wyllie
Módulo 2 - Relações Verticais
Caso 9 - Assimetria de informação, risco moral e reputação: O caso Copesul ......... 223
Jorge Fagundes
Caso 10 - Entre o bagaço e o suco: a relação entre citricultores e indústria
de suco de laranja ............................................................................................................ 243
Paulo Furquim de Azevedo
Caso 11 - Caso Souza Cruz: Contratos de exclusividade, construção de marca e abuso
de poder econômico na indústria de cigarros ............................................................... 267
Arthur Barrionuevo Filho

 

¤
 ¤
14
Caso 12 - Contratos de exclusividade e fatores de competitividade no mercado
de cigarros no Brasil ....................................................................................................... 287
Otaviano Canuto, José Maria da Silveira
Caso 13 - Acordos de exclusividade: O caso Philip Morris Vs. Souza Cruz .............. 315
Mario Possas, Jorge Fagundes, João Ponde
Caso 14 - Distribuidoras de veículos vs. montadoras: Condutas anticompetitivas
e relações verticais ........................................................................................................... 347
Thompson A. Andrade, Roberto Teixeira Alves
Caso 15 - Integração vertical na Indústria de Cimento: A experiência brasileira
recente .............................................................................................................................. 365
Cleveland Prates Teixeira, Beatriz Soares da Silva, Rutelly Marques da Silva
Caso 16 - Concorrência em armazenagem de contêineres no porto de Santos .......... 397
Paulo Cesar Coutinho, André Rossi de Oliveira
Módulo 3 - Cartéis
Caso 17 - Cartel na lei antitruste: O caso da indústria brasileira de aços planos ..... 415
Ruy Santacruz
Caso 18 - Afinal, houve colusão no setor siderúrgico brasileiro? Uma abordagem
game-theoric ................................................................................................................... 435
Silvinha P. Vasconcelos, Francisco S. Ramos
Caso 19 - Acerto de vantagens em licitações: o caso envolvendo o consórcio Marítima/
LISNAVE e o Estaleiro EISA ......................................................................................... 453
Afonso A. de Mello Franco Neto
Índice Remissivo .............................................................................................................. 473
15
 
Prefácio ................................................................................................................................ 5
José Tavares de Araujo Jr.
Colaboradores ...................................................................................................................... 9
Introdução .......................................................................................................................... 19
César Mattos
Caso 1 - O caso Kolynos-Colgate e a introdução da economia antitruste na experiência
brasileira ............................................................................................................................ 29
Lucia Helena Salgado
1 - Introdução ...................................................................................................................... 29
2 - O conceito de mercado relevante ................................................................................... 31
3 - Estrutura do mercado ..................................................................................................... 35
4 - Diferenciação de produto, propaganda e o papel da marca nos mercados relevantes
em questão ........................................................................................................................... 41
5 - Barreiras à entrada ......................................................................................................... 42
6 - Análise da operação - motivações e eficiências geradas .............................................. 53
7 - A decisão ........................................................................................................................ 58
8 - Análise dos efeitos da decisão ....................................................................................... 63
Caso 2 - Barreiras à entrada: O caso do setor de creme dental brasileiro .................. 67
Luiz Guilherme Schymura
I - Introdução ....................................................................................................................... 67
II - O mercado de creme dental ........................................................................................... 68
III - As barreiras à entrada .................................................................................................. 70
IV - Conclusão .................................................................................................................... 78
Caso 3 - Concentração no Setor Farmacêutico: A aquisição da Frumtost
pela Allergan .......................................................................................................................83
César Mattos
I - A operação e a relevância de sua análise ........................................................................ 83
II - Características gerais e barreiras à entrada do mercado farmacêutico .......................... 84
III - Mercados relevantes no setor farmacêutico - Considerações metodológicas .............. 88
IV - Delimitação dos mercados relevantes da operação ..................................................... 93
V - Avaliação das eficiências ............................................................................................ 113
VI - Conclusões ................................................................................................................. 115
Caso 4 - Técnicas econométricas para a delimitação de mercados relevantes
geográficos: aplicação para a Petroquímica ................................................................. 117
Gesner Oliveira, Ernesto Moreira Guedes Filho, Frederico Estrella C. Valladares
1 - Introdução .................................................................................................................... 117
2 - Testes econométricos ................................................................................................... 119
3 - Conclusões ................................................................................................................... 124
Anexo I .............................................................................................................................. 127
Anexo II ............................................................................................................................ 128
Anexo III ........................................................................................................................... 129

 

¤
 ¤
16
Caso 5 - AMBEV: a fusão e seus efeitos no mercado de cervejas ............................... 131
Elizabeth M.M.Q. Farina, Paulo F. Azevedo
1- Introdução ..................................................................................................................... 131
2 - Bebidas: padrão de concorrência e principais atores ................................................... 132
3 - A fusão ......................................................................................................................... 144
4 - Decisão do CADE ........................................................................................................ 150
5 - O mercado de cervejas depois da decisão do CADE ................................................... 151
6 - Conclusão ..................................................................................................................... 154
Caso 6 - Avaliação de eficiências compensatórias no caso Ambev .............................. 157
Mario Luiz Possas
1 - Ganhos de eficiência compensatórios de potenciais efeitos anticompetitivos em
atos de concentração: aspectos metodológicos ................................................................. 157
2 - Avaliação dos ganhos de eficiência no caso concreto ................................................. 169
3 - Avaliação dos efeitos líquidos em termos de eficiência no caso concreto .................. 174
4 - Conclusão ..................................................................................................................... 180
Caso 7 - Análise antitruste de fusões em mercados e bens diferenciados:
O caso AMBEV ................................................................................................................ 181
Edgard Antonio Pereira, Eleni Lagroteria, João Paulo G. Leal
1 - Introdução .................................................................................................................... 181
2 - Arcabouço analítico para fusões em mercados de bens diferenciados ........................ 184
3 - A pesquisa de campo para o mercado de cervejas e resultados ................................... 188
4 - Conclusão ..................................................................................................................... 194
Apêndice ............................................................................................................................ 199
Caso 8 - Demanda por cerveja no Brasil: um estudo econométrico ........................... 201
Rubens Penha Cysne , João Victor Issler, Marcelo Resende, Ricardo Wyllie
1 - Introdução .................................................................................................................... 201
2- Sistemas de demanda com orçamentação em dois estágios .......................................... 202
3 - Oligopólio e bem-estar ................................................................................................. 204
4 - Análise empírica .......................................................................................................... 206
5 - Comentários finais ....................................................................................................... 216
Anexo 1 - Lista de instrumentos ....................................................................................... 221
Anexo 2 ............................................................................................................................. 221
Caso 9 - Assimetria de informação, risco moral e reputação: O caso Copesul .......... 223
Jorge Fagundes
I - Introdução ..................................................................................................................... 223
II - Características do mercado petroquímico: privatização, estratégias e riscos .............. 225
III - Impactos dos contratos sobre o mercado relevante ................................................... 228
IV - Assimetria de informações, moral hazard e reputação ............................................. 232
V - Conclusões .................................................................................................................. 240
Caso 10 - Entre o bagaço e o suco: a relação entre citricultores e indústria de suco de
laranja .............................................................................................................................. 243
Paulo Furquim de Azevedo
1 - Introdução .................................................................................................................... 243
2 - Antecedentes e características gerais ........................................................................... 244
3 - Condições para coordenação oligopolística: o problema horizontal ........................ 245
17
4 - Caracterização da Transação: o problema vertical ................................................... 253
5 - A intervenção do CADE .............................................................................................. 257
6- Desdobramentos e considerações finais ....................................................................... 261
Caso 11 - Caso Souza Cruz: Contratos de Exclusividade, Construção de Marca
e Abuso de Poder Econômico na Indústria de Cigarros .............................................. 267
Arthur Barrionuevo Filho
Introdução ......................................................................................................................... 267
Integração vertical: Contratos de Exclusividade e Concorrência ..................................... 268
Mercados Relevantes de Cigarros .................................................................................... 270
Concorrência no Mercado de cigarros .............................................................................. 278
Contratos de Exclusividade no Mercado Brasileiro de Cigarros ...................................... 283
Caso 12 - Contratos de exclusividade e fatores de competitividade no mercado de
cigarros no Brasil ............................................................................................................ 287
Otaviano Canuto, José Maria da Silveira
Introdução ......................................................................................................................... 287
1 - Mercados geográficos e produtos relevantes para cigarros no Brasil ......................... 289
2 - Fatores de competitividade nos mercados de cigarros ................................................ 294
3 - Cláusulas de exclusividade nas vendas ....................................................................... 310
Anexo ............................................................................................................................... 313
Caso 13 - Acordos de exclusividade: O caso Philip Morris Vs. Souza Cruz ............. 315
Mario Possas, Jorge Fagundes, João Ponde
I - Introdução: Breve Histórico do Caso Philip Morris vs. Souza Cruz ........................... 315
II - Acordos de Exclusividade e Análise Antitruste ......................................................... 317
III - Acordos de Exclusividade e o Caso PM vs. SC ........................................................ 324
IV - Conclusões ................................................................................................................ 339
Caso 14 - Distribuidoras de veículos vs. montadoras: Condutas anticompetitivas
e relações verticais ........................................................................................................... 347
Thompson A. Andrade, Roberto Teixeira Alves
I - Introdução e caracterização dos mercados ................................................................... 347
II - Relações verticais e relações comerciais .................................................................... 350
III - Análise da alegação de preços abusivos para os veículos novos .............................. 352
IV - Abusividade nos preços das peças de reposição ....................................................... 353
V - Preços baixos para as peças e serviços em garantia ................................................... 355
VI - Prática de venda casada ............................................................................................. 356
VII - Obrigatoriedade de aquisição e recusa de contratar ................................................ 359
VII - Discriminação entre concorrente ............................................................................. 362
IX - Observações finais .................................................................................................... 364
Caso 15 - Integração vertical na Indústria de Cimento: A experiência brasileira
recente .............................................................................................................................. 365
Cleveland Prates Teixeira, Beatriz Soares da Silva, Rutelly Marques da Silva
1 - Introdução ................................................................................................................... 365
2 - Alguns aspectos teóricos das integrações verticais ..................................................... 367
3 - Características da Indústria do Cimento no Brasil ...................................................... 371
4 - Demanda de Cimento: Estimação da elasticidade preço-da-demanda agregada de
cimento no Brasil para o período 1986-2002 ................................................................... 375
 

 

¤
 ¤
18
5 - Análise de Casos Recentes envolvendo a compra de concreteiras por cimenteiras ... 380
6 - Conclusões .................................................................................................................. 392
Caso 16 - Concorrência em armazenagem de contêineres no porto de Santos ......... 397
Paulo Cesar Coutinho, André Rossi de Oliveira
Introdução ......................................................................................................................... 397
Relações econômicas no porto de Santos ......................................................................... 398
Análise da cobrança da THC2 .......................................................................................... 402
Dupla cobrança ................................................................................................................. 402
Abuso de poder de mercado ............................................................................................. 404
Mercado relevante ............................................................................................................. 404
Mercado de produto .......................................................................................................... 404
Mercado geográfico .......................................................................................................... 406
Teste do monopolista hipotético ....................................................................................... 407
Existência e abuso de poder de mercado por parte do operador de terminal ................... 408
Possíveis remédios para o abuso de poder de mercado .................................................... 409
Restrições horizontais e verticais à concorrência ............................................................. 410
Possíveis remédios para o abuso de poder de mercado .................................................... 411
Conclusão .......................................................................................................................... 411
Caso 17 - Cartel na lei antitruste: O caso da indústria brasileira de aços planos ..... 415
Ruy Santacruz
1 - Breve resumo do caso .................................................................................................. 415
2 - Sobre o cartel ............................................................................................................... 415
3 - A prova do cartel no mercado de aços planos comuns ............................................... 429
4 - Considerações finais .................................................................................................... 432
Caso 18 - Afinal, houve colusão no setor siderúrgico brasileiro? Uma abordagem
game-theoric .................................................................................................................... 435
Silvinha P. Vasconcelos, Francisco S. Ramos
1 - Introdução .................................................................................................................... 435
2- Como a escolha da capacidade pode sustentar resultados colusivos? .......................... 437
3 - Evidências empíricas de colusão ................................................................................. 440
4 - Considerações Finais ................................................................................................... 448
5 - Referências Bibliográficas ........................................................................................... 450
Caso 19 - Acerto de vantagens em licitações: o caso envolvendo o consórcio Marítima/
LISNAVE e o Estaleiro EISA ........................................................................................ 453
Afonso A. de Mello Franco Neto
1 - Introdução .................................................................................................................... 453
2 - Dados essenciais do caso ............................................................................................. 453
3 - A versão das empresas representadas para a motivação do contrato .......................... 456
4 - Competição não cooperativa em leilões de menor preço ............................................ 457
5 - Conseqüências do contrato sob competição não cooperativa ..................................... 460
6 - Coalisões em leilões de menor preço .......................................................................... 462
7 - O contrato como parte de um acordo colusivo ............................................................ 465
8 - Conclusão .................................................................................................................... 466
Apêndice ........................................................................................................................... 469
Índice Remissivo ...............................................................................................................473