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Livro Gestão de Marcas Próprias - Novas Dimensões para Indústria, Atacado e Varejo da editora Atlas

Gestão de Marcas Próprias - Novas Dimensões para Indústria, Atacado e Varejo

MÁRCIO LOPES PIMENTA, MARCOS HIDEYUKI YOKOYAMA, MÁRIO OTÁVIO BATALHA E MARTIN KEITH HINGLEY - Editora Atlas
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Descrição do Livro

O objetivo deste livro é apresentar diretrizes que orientam a análise e a tomada de decisão sobre a adoção da estratégia de marcas próprias. A obra aborda aspectos referentes às marcas próprias na indústria, atacado e varejo, considerando as peculiaridades de cada agente, e apresenta em detalhes as dimensões e os elementos conceituais que circundam essa estratégia. Tais aspectos tornam o livro mais conciso e didático, ideal para interessados no tema de forma mais ampla e alunos de graduação e pós-graduação com interesses mais específicos. Organizado em cinco capítulos, o livro traz exemplos e casos práticos que visam ampliar e facilitar o entendimento, possibilitando o exercício dos conceitos apresentados. O Capítulo 1, Marketing: uma abordagem ampla, apresenta os principais conceitos e elementos referentes às estratégias de marketing. As questões de branding e brand equity são discutidas no Capítulo 2, Marcas. Os aspectos envolvidos na estratégia de Marcas próprias são tema do Capítulo 3, que traz, inclusive, uma análise comparativa entre Brasil e Inglaterra, as fases de evolução das marcas próprias e considerações sobre essa estratégia para fabricantes, atacadistas e varejistas. O Capítulo 4, Canais de distribuição: conceitos e características, apresenta informações sobre canal de distribuição, fabricantes, atacado e varejo. Finalmente, o Capítulo 5, Marcas próprias no canal de distribuição, aborda os relacionamentos entre fabricantes, atacadistas e varejistas, assim como vantagens, desvantagens e os processos de seleção e logística para cada um desses elos do canal ao adotar estratégia de marcas próprias. Obra destinada a profissionais, pesquisadores e estudantes interessados no entendimento das decisões de marcas próprias e suas várias possibilidades em diferentes organizações - indústria, atacado ou varejo. Leitura complementar para as disciplinas Marketing, Gestão de Produtos/Marcas e Serviços, Estratégia de Marcas, Gestão de Canais de Distribuição e Comunicação, Logística, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Negociação e Relacionamentos no Canal de Distribuição, Comportamento do Consumidor Organizacional e Final e Seleção/Avaliação de Fornecedores, de cursos de graduação, MBA e pós- graduação em Administração e Engenharia de Produção.

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1 Marketing: uma Abordagem Ampla (Éderson L. Piato, Verônica A. F. de Paula, Andrea L. da Silva e Mário O. Batalha), 1
1.1 Elementos da estratégia de marketing, 2
1.1.1 Segmentação, mercado-alvo e posicionamento de produto-mercado, 6
1.1.2 Repensando o composto de marketing, 15
1.2 Principais elementos da estratégia de marcas próprias, 22
1.2.1 Aspectos do produto/marca: nome e embalagem, 22
1.2.2 Aspectos do binômio preço-qualidade, 25
1.2.3 Aspectos de imagem e comunicação, 27
1.2.4 Aspectos do canal de distribuição, 29
1.3 Estratégia de produtos/marcas, 31

2 Marcas (Verônica A. F. de Paula, Éderson L. Piato e Andrea L. da Silva), 42
2.1 Marca: definição e características, 43
2.2 Estratégia de marcas, 58

3 Marcas Próprias (Andrea L. da Silva, Éderson L. Piato, Verônica A. F. de Paula e Martin K. Hingley), 72
3.1 Marca própria: definição e motivação estratégica, 72
3.2 Marca própria: evolução do conceito, 83
3.2.1 Fases da evolução da marca própria, 85
3.2.2 Marcas próprias sob a ótica da indústria, 88
3.2.3 Marcas próprias sob a ótica do atacado, 88
3.2.4 Marcas próprias sob a ótica do varejo, 90
3.3 Síntese das mudanças com o crescimento das marcas próprias, 92

4 Canais de Distribuição: Conceitos e Características (Andrea L. da Silva, Verônica A. F. de Paula, Éderson L. Piato e Marcos H. Yokoyama), 99
4.1 Canais de distribuição: definições e principais desafios, 100
4.2 Estrutura dos canais de distribuição, 105
4.3 Fluxos no canal, 107
4.4 Agentes: principais conceitos e alguns exemplos setoriais, 108

5 Marcas Próprias no Canal de Distribuição (Éderson L. Piato, Verônica A. F. de Paula, Marcos H. Yokoyama e Márcio L. Pimenta), 123
5.1 Relacionamento entre os elos do canal de distribuição, 123
5.1.1 A relação entre distribuidor e fabricante, 125
5.2 Vantagens e desvantagens da estratégia de marcas próprias, 133
5.2.1 Vantagens e desvantagens para o varejo, 133
5.2.2 Vantagens e desvantagens para o atacado, 137
5.2.3 Vantagens e desvantagens para o fabricante, 142
5.3 O processo de seleção e avaliação dos fornecedores de marca própria, 145
5.4 Impactos da logística na aquisição de produtos de marca própria, 152
5.4.1 Marcas próprias e a redução do número de agentes na cadeia de suprimentos, 156
5.4.2 Marcas próprias e a redução de lucros totais da cadeia de suprimentos, 158
5.4.3 Marcas próprias e a rivalidade entre os componentes da cadeia de suprimentos, 158

Índice remissivo, 169

Nota sobre os autores, 179

Dados Técnicos do Livro

Editora: Atlas

ISBN-10: 8522461252

ISBN-13:

Formato: Médio

Acabamento: Brochura

Idioma: Português

Origem: Nacional

Edição: 1

Número de páginas: 192

Lançamento: 31/01/2011

Opiniões sobre o Livro