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Livro Estrutura Organizacional - Uma Abordagem Para Resultados E Competitividade - 3ª Edição - 2014 da editora Atlas

Estrutura Organizacional - Uma Abordagem Para Resultados E Competitividade - 3ª Edição - 2014

DJALMA DE PINHO REBOUÇAS DE OLIVEIRA - Editora Atlas
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Descrição do Livro

Este livro foi elaborado em razão da gradativa importância que os executivos estão proporcionando a esse instrumento administrativo chamado estrutura organizacional como fator de sustentação da produtividade e do desenvolvimento das empresas. Some-se a isso o baixo grau de conhecimento de todos os aspectos que devem ser considerados em um processo otimizado de estruturação organizacional das empresas. Para facilitar o entendimento e a aplicação dos conceitos, metodologias e técnicas apresentados ao longo da obra, sua abordagem é prática, mas devidamente sustentada pelo que de mais moderno existe nas teorias administrativas. Consta deste livro um glossário com os termos técnicos utilizados, visando enquadrar o leitor no linguajar mais corriqueiro dos profissionais de estruturação organizacional das empresas. Os casos, resumos e questões para debate apresentados ao final de cada capítulo contribuem para otimizar a aplicação prática pelas empresas e pelos cursos das faculdades. Livro-texto para as disciplinas Teoria Geral da Administração, Introdução à Administração, Estrutura Organizacional, Estrutura das Organizações, Organização e Métodos e Teoria das Organizações dos cursos de Administração de Empresas. Leitura relevante para profissionais envolvidos em projetos de reestruturação organizacional das empresas.

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Prefácio, xvii
Estrutura do livro, xxi

1 Origens, aplicações e evoluções da estrutura organizacional, 1
1.1 Introdução, 3
1.2 Origens dos estudos da estrutura organizacional, 3
1.3 A locação da estrutura organizacional no processo administrativo das empresas, 6
1.4 Principais contribuições da estrutura organizacional para as empresas, 14
1.4.1 Precauções nas aplicações da estrutura organizacional, 16
1.5 Futuras evoluções da estrutura organizacional nas empresas, 23
1.5.1 Principais consequências das evoluções da estrutura organizacional, 27
Resumo, 33
Questões para debate, 34
Caso: Análise e debate da realidade da estrutura organizacional da Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 35

2 Metodologia para o desenvolvimento, implementação e avaliação da estrutura organizacional, 39
2.1 Introdução, 41
2.2 Formatações básicas da estrutura organizacional, 41
2.2.1 Estrutura informal, 42
2.2.2 Estrutura formal, 45
2.3 Metodologia para o desenvolvimento, implementação e avaliação da estrutura organizacional, 46
2.3.1 Fase 1: Estabelecimento do plano estratégico da empresa, 46
2.3.1.1 Etapa 1.1: Estabelecimento da visão, da missão e dos valores da empresa, 47
2.3.1.2 Etapa 1.2: Estruturação da interação da empresa - produtos e serviços oferecidos - com os segmentos de mercado, 50
2.3.1.3 Etapa 1.3: Análise da evolução tecnológica e da tecnologia aplicada, 50
2.3.1.4 Etapa 1.4: Análise dos concorrentes e estabelecimento das vantagens competitivas, 51
2.3.1.5 Etapa 1.5: Decomposição dos diversos planejamentos, 51
2.3.1.6 Etapa 1.6: Estabelecimento dos objetivos, estratégias e políticas, 53
2.3.2 Fase 2: Análise e estabelecimento das partes integrantes da estrutura organizacional, 55
2.3.2.1 Etapa 2.1: Estabelecimento da melhor departamentalização, 56
2.3.2.2 Etapa 2.2: Estabelecimento das interações das atividades-fins e das atividades de apoio, 56
2.3.2.3 Etapa 2.3: Estabelecimento do equilíbrio otimizado dos níveis de descentralização e centralização e do processo de delegação, 56
2.3.2.4 Etapa 2.4: Estabelecimento da situação ideal dos níveis hierárquicos e da amplitude de controle, 57
2.3.2.5 Etapa 2.5: Estabelecimento das fichas de funções das unidades organizacionais, 57
2.3.2.6 Etapa 2.6: Estabelecimento dos níveis de autoridade, 58
2.3.2.7 Etapa 2.7: Estruturação do processo de comunicação entre as unidades organizacionais, 61
2.3.2.8 Etapa 2.8: Estruturação do processo decisório ideal, 66
2.3.2.9 Etapa 2.9: Estruturação dos relatórios gerenciais, 70
2.3.3 Fase 3: Análise da capacitação profissional, 73
2.3.4 Fase 4: Elaboração do manual de organização com as fichas de funções, 74
2.3.5 Fase 5: Plano de implementação da estrutura organizacional, 74
2.3.5.1 Etapa 5.1: Atuação dos agentes de mudanças, 75
2.3.5.2 Etapa 5.2: Otimização do processo de mudança organizacional, 75
2.3.6 Fase 6: Interligação da estrutura organizacional com outros instrumentos administrativos das empresas, 76
2.3.7 Fase 7: Avaliação e aprimoramento da estrutura organizacional, 83
2.4 Algumas precauções na aplicação da metodologia, 84
Resumo, 86
Questões para debate, 86
Caso: Elaboração do plano de desenvolvimento, implementação e avaliação da estrutura organizacional da Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 87

3 Departamentalização, 89
3.1 Introdução, 91
3.2 Departamentalizações modernas, 92
3.2.1 Governança corporativa, 93
3.2.2 Rede de integração entre empresas, 109
3.2.3 Unidade estratégica de negócio, 117
3.2.4 Departamentalização por processos, 126
3.3 Departamentalizações tradicionais, 128
3.3.1 Departamentalização funcional, 128
3.3.2 Departamentalização por quantidade, 132
3.3.3 Departamentalização por turno, 133
3.3.4 Departamentalização territorial ou por localização geográfica, 135
3.3.5 Departamentalização por clientes, 136
3.3.6 Departamentalização por produtos ou serviços, 137
3.3.7 Departamentalização por projetos, 140
3.3.8 Departamentalização matricial, 142
3.3.9 Departamentalização mista, 145
3.4 Representação gráfica da departamentalização, 146
3.4.1 Organograma linear, 146
3.4.2 Organograma vertical, 148
3.5 Estabelecimento da melhor departamentalização, 148
Resumo, 150
Questões para debate, 150
Caso: Análise e debate da melhor departamentalização para a Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 151

4 Atividades-fins e atividades de apoio, 153
4.1 Introdução, 155
4.2 Diferenças entre atividades-fins e atividades de apoio, 155
4.3 Considerações sobre as atividades de apoio ou de assessoria, 158
4.4 Considerações sobre as atividades-fins ou de linha, 160
4.5 Aspectos conflitantes entre atividades-fins e atividades de apoio, 160
Resumo, 161
Questões para debate, 162
Caso: Identificação, análise e estruturação das atividades-fins e das atividades de apoio da Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 162

5 Atribuições das unidades organizacionais, 163
5.1 Introdução, 165
5.2 Fichas de funções, 165
5.3 Níveis de competência ou de alçada, 166
5.4 Comitês ou comissões, 169
5.4.1 Atribuições dos integrantes dos comitês, 171
5.5 Questionário de levantamento das atribuições, 172
5.5.1 Técnicas de levantamento e de análise das atribuições das unidades organizacionais, 179
Resumo, 183
Questões para debate, 183
Caso: Análise e estabelecimento das atribuições das unidades organizacionais da Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 184

6 Delegação, centralização e descentralização, 185
6.1 Introdução, 187
6.2 Delegação, 187
6.2.1 Questionário para avaliar a qualidade da delegação, 192
6.3 Centralização, 194
6.4 Descentralização, 195
Resumo, 200
Questões para debate, 200
Caso: Estudo dos níveis adequados de delegação, centralização e descentralização na Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 201

7 Amplitude de controle e níveis hierárquicos, 203
7.1 Introdução, 205
7.2 Amplitude de controle, 205
7.3 Níveis hierárquicos, 209
Resumo, 210
Questões para debate, 210
Caso: Análise e estabelecimento da amplitude de controle e dos níveis hierárquicos da Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 210

8 Manual de organização, 213
8.1 Introdução, 215
8.2 Constituição do manual de organização, 216
8.3 Vantagens e desvantagens do uso de manuais de organização, 220
8.3.1 Principais vantagens do uso de manuais de organização, 220
8.3.2 Principais desvantagens do uso de manuais de organização, 221
8.3.3 Requisitos básicos na utilização de manuais de organização, 222
8.4 Fases para elaboração dos manuais de organização, 222
8.4.1 Processo de atualização do manual de organização, 231
8.4.2 Avaliação dos manuais de organização, 232
8.5 Alguns formulários para manuais de organização, 233
Resumo, 236
Questões para debate, 236
Caso: Estruturação e desenvolvimento do manual de organização da Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 236

9 Implementação da estrutura organizacional, 239
9.1 Introdução, 241
9.2 Plano de implementação da estrutura organizacional, 241
9.3 A gente de mudanças, 253
9.3.1 A gente interno e agente externo, 257
9.3.2 Modelo de intervenção do agente de mudanças, 259
9.4 Mudanças organizacionais e das pessoas, 261
9.5 Atuação do executivo perante as mudanças, 264
9.6 Condições para o fracasso e para o sucesso das mudanças
organizacionais, 268
Resumo, 270
Questões para debate, 270
Exercício: Autoavaliação quanto aos processos de mudanças, 271 Caso: Estabelecimento do plano de implementação da estrutura organizacional na Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 271

10 Avaliação e aprimoramento da estrutura organizacional, 273
10.1 Introdução, 275
10.2 Finalidades da avaliação e do aprimoramento, 276
10.3 Informações necessárias para a avaliação e o aprimoramento, 278
10.4 Fases do processo de avaliação e aprimoramento, 280
10.4.1 Estágios do processo de controle e avaliação, 282
10.4.2 Níveis de avaliação, 283
10.4.3 Periodicidade das revisões, 284
10.5 Verificação de consistência, 285
10.6 Avaliação da estrutura organizacional, 286
10.7 Indicadores de desempenho para a avaliação e o aprimoramento da estrutura organizacional, 291
10.8 Resistências ao processo de avaliação e aprimoramento, 300
Resumo, 301
Questões para debate, 301
Caso: Elaboração do plano de avaliação e de aprimoramento da estrutura organizacional da Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 302

11 Perfil e atuação do profissional de estruturação organizacional, 303
11.1 Introdução, 305
11.2 Perfil e forma de atuação do profissional, 305
11.3 Conhecimentos e habilidades do profissional, 306
11.4 Atribuições da área ou equipe de estruturação organizacional, 308
Resumo, 312
Questões para debate, 312
Caso: Estudo, debate e estabelecimento do perfil e forma de atuação dos profissionais responsáveis pela estrutura organizacional da Alpha Pecuária, Agrícola, Indústria e Comércio Ltda., 313

Glossário, 315

Bibliografia, 323

Relação de Figuras
1.1 Funções da administração, 7
1.2 Componentes de um sistema, 9
1.3 Ambiente do sistema empresarial, 10
1.4 Níveis de um sistema, 11
2.1 Interligação da visão com a estrutura organizacional, 48
2.2 Interligação da missão com a estrutura organizacional, 49
2.3 Tipos de planejamento nas empresas, 51
2.4 Rede escalar de objetivos, 54
2.5 Amplitude da autoridade, 58
2.6 Autoridade hierárquica, 60
2.7 Autoridade funcional, 61
2.8 Interligação da estrutura organizacional com o plano estratégico, 78
2.9 Interligação da estrutura organizacional com o orçamento, 79
2.10 Interligação da estrutura organizacional com os relatórios gerenciais, 81
2.11 Interligação da estrutura organizacional com a avaliação de desempenho, 82
2.12 Interligação da estrutura organizacional com a análise da capacitação, 83
3.1 Organograma da governança corporativa, 100
3.2 Interação de conhecimentos e responsabilidades, 108
3.3 Departamentalização por unidades estratégicas de negócios, 119
3.4 Departamentalização por processos, 127
3.5 Departamentalização funcional, 129
3.6 Departamentalização por quantidade, 132
3.7 Departamentalização por turno, 134
3.8 Departamentalização territorial, 135
3.9 Departamentalização por clientes, 136
3.10 Departamentalização por produtos ou serviços, 138
3.11 Departamentalização por projetos, 140
3.12 Departamentalização matricial, 143
3.13 Departamentalização mista, 145
4.1 Linha como executante e assessoria como conselheira, 156
4.2 Linha como atividade-fim e assessoria como atividade-meio, 157
5.1 Modelo de ficha de funções, 166
5.2 Quadro de competências, 168
7.1 Níveis hierárquicos × amplitude de controle, 209
8.1 Modelo de folha do manual de organização, 226
8.2 Controle de distribuição do manual, 230
8.3 Exemplo de folha de atribuições gerais de uma unidade organizacional, 234
8.4 Exemplo de folha de atribuições específicas de uma unidade organizacional, 235
9.1 Aspectos da mudança planejada nas empresas, 245
9.2 Empresa como sistema sociotécnico aberto, 249
9.3 Subsistemas da empresa pelas unidades organizacionais, 249
9.4 Principais subsistemas e suas dimensões, 250
9.5 Processo de condicionamento do comportamento humano, 251
9.6 Mudanças comportamentais, 252
9.7 Iceberg organizacional, 252
9.8 Interligação da capacitação com a avaliação de desempenho e de potencial, 257
9.9 Etapas da intervenção do agente de mudanças, 259
9.10 Efeito das mudanças sobre as pessoas, 263
10.1 Processo decisório e processo de controle, 280
10.2 Níveis de controle e avaliação, 283

Dados Técnicos do Livro

Editora: Atlas

ISBN-10: 8522485879

ISBN-13:

Formato: Médio

Acabamento: Brochura

Idioma: Português

Origem: Nacional

Edição: 3

Número de páginas: 352

Lançamento: 24/02/2014

Opiniões sobre o Livro